.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Congregação Cristã no Brasil

A Congregação Cristã no Brasil é uma comunidade de origem norte-americana que está presente em território nacional desde 1910, trazida pelo italiano Louis Francescon.

Índice
1 Origem
1.1 A Congregação Cristã em outros países
1.1.1 A Congregação Americana
1.1.2 Congregação Cristã em Portugal
2 Doutrina
3 Práticas
3.1 Culto
3.2 Ministérios
3.3 Cargos
3.4 Organização
3.5 A Orquestra
3.6 Política
3.7 Mídia

Origem
No final do Século XIX, o italiano Louis Francescon recebeu, segundo seu relato,[1] uma revelação acerca do batismo por imersão, que lhe advertia por não ter cumprido esse Sacramento deixado por Jesus Cristo. Tal doutrina o separou e a alguns mais do grupo Presbiteriano-valdense ao qual pertenciam, que não a aceitou.

Tempos depois, em 1907 na cidade de Chicago, na 943 W. North Ave (semelhantemente à Rua Azuza em Los Angeles, CA), havia uma missão que anunciava a Promessa do Espírito Santo com evidência de se falar novas línguas. Francescon visitou aquele serviço a convite e teria recebido, conforme suas palavras,[1] uma confirmação Divina de que aquela Obra era de Deus; prontamente o grupo que o acompanhava uniu-se aquela irmandade, a maioria recebendo o Dom de se falar línguas diferentes. Estavam reunidas as doutrinas dos Batismos da água e do Espírito.

Vindo para o Brasil em 20 de abril de 1910, Francescon realizou o primeiro batismo em Santo Antonio da Platina, Paraná, batizando o italiano Felicio Mascaro e mais dez pessoas; depois dirigiu-se para a cidade de São Paulo, onde foram batizadas mais vinte pessoas. Durante alguns anos, os fiéis reuniram-se sem denominação e após adquirirem o primeiro prédio, na cidade de São Paulo, foi escolhido o nome "Congregação Christã do Brasil", oficializado quando da realização da Convenção, em 1936. Alterado nos anos 1960 por questões internas substituiu-se a contração "do" pela contração "no".

Possuiu maioria italiana até a década de 1930, e desde então, passaram a preponderar as demais etnias; desde 1950 está presente em todo território brasileiro e em diversos países. Em 2007 reportou 16.926 igrejas Brasil[2] em 2000 havia cerca de 2,4 milhões de membros declarados no Brasil.

Sua igreja central é estabelecida em São Paulo, no bairro do Brás, onde o Ministério reúne-se anualmente em Assembléia Geral quando são estabelecidas convenções e ensinamentos.

A Congregação Cristã em outros países
A Congregação Cristã possui igrejas nas seguintes localidades, segundo seu Relatório Anual de 2007: África do Sul, Alemanha, Andorra, Angola, Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Filipinas, Gana, Grécia, Guatemala, Guiana, Guiana Francesa, Guiné-Bissau, Holanda, Honduras, Índia, Inglaterra, Irlanda, Israel, Itália, Japão, México, Moçambique, Nicarágua, Nigéria, Nova Zelândia, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Democrática do Congo, República do Congo, República Dominicana, São Tomé e Príncipe, Síria, Suíça, Suriname, Uruguai, Venezuela e Zimbábue.

A Congregação Americana
A partir da Assemblea Cristiana de Chicago partiram, no período entre 1908 – 1909 cerca de vinte imigrantes italianos que foram anunciar sua a fé a seus compatriotas residentes em outros estados americanos entre eles: Giácomo Lombardi, Giuseppe Beretta, Pietro Ottolini, Lucia de Francesco Menna, Umberto Gazeri, Michel Palma e Massimiliano Tosetto.

O resultado de tal empenho pode ser visto pelas informações estatisticas do movimento pentecostal em 1936: as igrejas italianas se espalhavam por todo E.U.A., com uma membresia total de 9.567 pessoas.

Devido a crises doutrinárias, os anciães Louis Francescon e Massimiliano Tosetto (Niagara Falls, NY), com o auxílio de Michele Palma (Syracuse, NY) consideraram necessária à realização de uma Assembléia Geral dos anciães das igrejas ítalo-americanas. O local foi à igreja de Niagara Falls, NY, e a data 30 de abril a 01 de maio de 1927. Nele são elaborados e aceitos pelas comunidades os 12 artigos de fé (listados no tópico abaixo). Além de definir um credo doutrinário básico para as igrejas do movimento, o concilio também lançou as bases para uma organização eclesiástica.

Alterando seu caráter original, em 1938 é criada a "Unorganized Italian Christian Churches of U.S.A" permitindo que as igrejas locais se incorporem (se tornem pessoa jurídica) sob esse nome conforme as leis dos diversos estados. Ela funcionará como uma comunhão de igrejas autônomas cujos anciães se reunirão anualmente para tomar decisões e não como uma denominação.

Na década de 1940, o movimento sofre com as alterações doutrinárias até que em 1948 foi criada então, já com personalidade jurídica (incorporated) a Missionary Society of the Christian Church of North América, com sua sede em Pittsburg, Pennsylvania.

O Concilio Geral continuará sem personalidade jurídica até 1963, quando na convenção realizada em Philadelphia, Pennsylvania, sua incorporação foi aprovada. Surge então "The General Council of the Christian Church of North América", que hoje tem sua sede na cidade de Transfer, PA, como o nome "International Fellowship of Christian Assemblies".

Quanto a Assemblea Cristiana di Chicago, continuará sua existência de forma livre, não ligada a corrente principal do movimento, ficando sob a direção de Pietro Menconi, até seu falecimento em 1936. Mesmo após a reaproximação das facções em 1945 ela não retornará a comunhão oficial com as demais igrejas italianas permanecendo até hoje independente como uma igreja multi-étnica. Um grupo dissidente dela em 1967 filia-se as Assemblies of God, sendo hoje conhecida como Belmont Assembly of God.

Nos anos 1980 foi criada a Christian Congregation in the United States, que agrupa membros diversos como brasileiros, portugueses, hispânicos e alguns oriundos de antigas congregações italianas. Essa denominação tem ainda pouca expressão, mesmo se comparada a organização dos anos 1930.

Congregação Cristã em Portugal
A Congregação Cristã em Portugal tem origem no retorno do emigrante português Domingos de Sá em 1938 de São Paulo, Brasil, onde conhecera a Congregação Cristã no Brasil. O núcleo original da Congregação Cristã em Portugal foi na cidade do Porto, e durante o regime salazarista a CCP foi perseguida, o que levou a emigração de crentes portugueses para a França, Holanda, Luxemburgo, Suíça e Bélgica, resultando as Congregações Cristãs daquelas nações. Só depois da Revolução dos Cravos em 1974 a CCP foi oficializada e o primeiro local de reunião pública aberto no Porto.

Em 2006 haviam aproximadamente 200 congregações em Portugal, com 30.000 membros. Embora em todo o território nacional, a maior parte está concentrada no vale do Rio Douro, onde é a maior denominação evangélica da região.

Desde a década de 1990, a CCP recebeu um influxo de brasileiros, principalmente aos arredores de Lisboa e no Sul.

A lembrança da perseguição religiosa e faz que a CCP defenda a separação entre Igreja e Estado sendo membro da Aliança Evangélica Portuguesa.

Doutrina
No ano de 1927, na cidade de Niagara Falls, NY, houve uma Assembléia Geral da Congregação Cristã[carece de fontes?], onde foram definidos seus 12 Artigos de Fé:

1.Crença na Bíblia como sendo a infalível palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo (II Pedro 1:21; II Timóteo 3:16-17; Romanos 1:16);
2.Crença na existência de um só Deus, com três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. (Efésios 4:6; Mateus 28:19; I João 5:7);
3.Crença na natureza divina e humana de Jesus Cristo e na sua morte por culpa de todos os homens (Lucas 1: 27-35; João 1:14; I Pedro 3:18);
4.Crença na existência pessoal do diabo e seus anjos, que estão condenados ao fogo eterno (Mateus 25:41);
5.Crença no novo nascimento pela fé em Jesus Cristo e na sua ressurreição para justificar os crentes (Romanos 3:24-25; I Corintos 1:30; II Corintos 5:17).
6.Crença no Batismo na água, com uma só imersão, para perdão dos pecados (Mateus 28:18-19);
7.Crença no Batismo do Espírito Santo, com a evidência de novas línguas (Atos 2)].
8.Crença na Santa Ceia, realizada anualmente, com um só pão partido com a mão e um só cálice, para relembrar a morte de Jesus Cristo (Lucas 22:19-20; I Corintos 11:25-25).
9.Crença na necessidade da abstenção das coisas sacrificadas aos idolos, da fornicação, do sangue e da carne sufocada (Atos 15:28-29; 16-4; 21-25).
10.Crença que Jesus Cristo tomou sobre Si as enfermidades dos homens, praticando-se, assim, a unção com azeite para apresentar o enfermo ao Senhor (Mateus 8:17; Tiago 5:14-15).
11.Crença no retorno de Jesus Cristo e no arrebatamento dos fiéis (I Tessalonissenses 4:16-17; Apocalipse 20-6);
12.Crença na ressurreição dos mortos em novos corpos; no Juízo Final e no tormento eterno para injustos e vida eterna para os justos (Atos 24:15; Mateus 25:46).

Práticas

Culto

O culto da Congregação Cristã no Brasil segue uma ordem pré-estabelecida, mas sem uma liturgia fixa, assim os pedidos de hinos, orações, testemunhos e a pregação da Bíblia são feitos de forma espontânea, baseados na inspiração do Espírito Santo. Os serviços são solenes com uma atmosfera formal; desse modo evitam-se manifestações individualizantes, mas preza-se a participação coletiva.

Há uma série de práticas no culto como o uso do véu pelas mulheres; o uso do ósculo na saudação entre irmãos e irmãs de per si; assento separado, nas igrejas, entre homens e mulheres; as orações são feitas de joelhos; são permitidas até três pregações no mesmo culto, todavia, por tradição, decidiu-se que uma única pregação é suficiente, evitando-se, assim, que uma pregação se sobreponha à outra..

O padrão de realização do Culto é igual em quaisquer de seus templos.

Ministérios
A Congregação Cristã no Brasil possui um ministério organizado, servindo sem expectativas de receber salários[6] e é distribuído segundo as necessidades de cada localidade, a saber:

Ancião - responsável pelo atendimento da Obra, realização de batismos, santas ceias, ordenação de novos obreiros (anciães e diáconos), eleição de Cooperadores do Ofício Ministerial, encarregado de conferir ensinamentos à igreja, cuidar dos interesses espirituais e do bem-estar da igreja, entre outras funções;
Diácono - responsável pelo atendimento assistencial e material à igreja. É auxiliado por irmãs obreiras chamadas de "Irmãs da Obra da Piedade". Assim como o ancião, atende a diversas congregações de sua região;
Cooperador do Ofício Ministerial - responsável pela cooperação nos ensinamentos e presidência de cultos oficiais e de jovens em uma determinada localidade(desde que não haja um Cooperador de Jovens e menores responsável por essa localidade), não podendo realizar batismos.
Cooperador de Jovens e menores - responsável de atender as reuniões de jovens e menores de sua comum congregação.
Músico - membro habilitado e depois de passar por testes musicais é oficializado para tocar nos cultos e demais reuniões.

Cargos
Encarregado de Orquestras - músico oficializado, designado para coordenar o ensino musical aos interessados e organizar ensaios musicais da Orquestra da Congregação. As "Examinadoras" são organistas mulheres, oficializadas, designadas para avaliar outras organistas aprendizes no processo de oficialização.
Auxiliar de Jovens e Menores - são jovens, homens e mulheres solteiros, designados para preparar e organizar os recitativos das reuniões, individuais ou em grupo.
Administração - ministério material, constituído por Presidente, Tesoureiro, Secretário, Auxiliares da Administração, Conselho Fiscal e Conselho Fiscal Suplente. Os administradores são eleitos a cada três anos e o Conselho Fiscal anualmente, durante a Assembléia Geral Ordinaria. É permitida a recondução ao cargo.
Para construções de templos, utilizam-se de voluntariado mobilizado em esquema de mutirão. Para outros serviços burocráticos das igrejas como portaria, limpeza, som, etc.. também são escolhidos dentre os membros, voluntários que não possuem expectativa de receber salário.

Organização
Segundo os seus Estatutos, a Congregação Cristã no Brasil não possui registro de membros, considerando que estes devem responder somente a Deus; não prega o dízimo e mantém-se pelo espírito voluntário dos seus membros, que contribuem com coletas anônimas e voluntárias e exercem seus ministérios sem a expectativa de receber dinheiro ou bens materiais.

As mudanças de caráter doutrinário na Congregação Cristã no Brasil são discutidas em assembleia anual e pelo Conselho de Anciãos, que é formado pelos anciãos mais antigos no ministério e não necessariamente de idade. Nestas assembleias são considerados "Tópicos de Ensinamentos", os quais, tomados em reuniões e por oração, tratam de assuntos relacionados à doutrina, costumes e comportamento na atualidade.

A Orquestra
A Congregação Cristã no Brasil possui uma orquestra de música sacra muito valorizada. Ela provê aos fiéis escolas musicais gratuitas em suas dependências.

Atualmente, possui em sua orquestra os seguintes instrumentos:

Violino,Viola, Violoncelo; Flauta transversal; Oboé; Fagote; Clarinete; Clarone; Acordeon; Saxofone-soprano curvo, soprano, alto, tenor, barítono e baixo; Trompete; Pocket; Cornet; Trompa; Trombonito; Trombone; Saxhorn; Bombardino; Bombardão; Flugelhorn e Órgão, sendo esse último de liberdade de execução somente de mulheres e os demais instrumentos somente de homens, em países com poucos membros as mulheres possuem liberdade para executar os demais instrumentos de modo a compor melhor a orquestra.

O hinário da Congregação Cristã no Brasil é intitulado de "Hinos de Louvores e Súplicas a Deus" e encontra-se na sua quarta edição, datada de 1965, quando foram adicionadas novas melodias e poesias. Possui muitas melodias de autores norte americanos e italianos, com algumas poesias traduzidas e semi-traduzidas do inglês e do italiano. São 450 hinos e entre eles há especiais para Batismos, Santas Ceias, Funerais, 50 para as "Reuniões de Jovens e Menores", e sete coros.

O livro original chamava-se Inni e Salmi Spirituali, publicado, no começo do século XX, pela Assemblea Cristiana Italiana de Chicago, Ill, USA.

Os hinários com notação musical seguem o modelo europeu, contendo as claves de Sol e de Fá, e estão escritos para instrumentos em Dó, Mi bemol e Si bemol.

A Congregação Cristã não produz gravações de seus hinos, nem mesmo as autoriza.

Política
A Congregação Cristã no Brasil é uma organização religiosa apolítica, crendo na separação total entre Estado e religião.

Não mantém ligação,nem se manifesta de forma alguma em relação a causas ou partidos políticos, candidatos a cargos públicos, ou qualquer outra instituição ou organização, governamental ou não. Se algum membro de seu corpo ministerial aceitar cargos políticos, deverá renunciar ao seu cargo congregacional. Seus membros são doutrinados a não votar em candidatos que neguem a existência de Deus e a Sua moral.

Mídia
A Congregação Cristã no Brasil não possui propaganda em meios de comunicação como rádio, televisão, imprensa escrita, ou qualquer outro tipo de propagação da sua doutrina que não seja o frequentar quaisquer de suas igrejas pelos interessados em conhecê-la.

Quer saber mais, Click:
http://www.shalomunited.com/new/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=157

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Montanismo

Montano foi um homem que viveu na Frigia (Ásia Menor Romana, hoje Turquia), pelos anos 170 d.c. Ele se declarava guiado pelo espírito santo, no qual se dizia receber revelações, com ele ainda tinha duas profetizas Priscila e Maximila que se declaravam porta voz do espírito santo, alem delas existiam vários outros profetas e profetizas, todas alegando serem guiadas e possuir do espírito santo de Deus.

No oeste,entre de outros lideres montanistas estava Proclus, com quem o presbítero romano Gaius publicou um Debate. Esse grupo chefiado por Montano(daí o nome montanismo) dava ênfase nas novas profecias referente a perseguição dos cristãos, mas também ênfase em jejum, proibindo o recasamento mesmo no caso de um dos cônjuges ter morrido, e severa hostilidade a qualquer coisa que pudesse levar ao pecado.

Tertuliano foi o mais famoso membro dessa seita, no qual em seus escritos posteriores em “Praedestinatus” e em “De Ieiunio” dizia que nenhuma profecia nova tinha sido revelada por esse grupo, que o espírito santo apenas mandava mensagens para orientar e disciplinar a igreja. Mas em demais doutrinas, eles eram adeptos a maiorias das doutrinas cristã da época.

O montanismo era extremamente carismático, muito assemelhado ao movimento pentecostal dos dias de hoje, seus membros profetas entravam em grande êxtase, e suas profecias eram declaradas em êxtase, eles falavam em línguas estranhas, faziam profecias pessoais, declaravam mensagens de deus. Um relato da época mostra o quanto se assemelha ao pentecostalismo dos dias de hoje:
“ele ficou de lado, e de repente em um estado de frenesi e êxtase irracionalmente começou a balbuciar e pronunciar coisas estranhas, profetizando de um modo contrario aos costumes da igreja, transmitidos pela tradição, desde o inicio.” (Roberts, Alexander and Donaldson, James, Nicene and Post-Nicene Fathers, Second Series: Volume I, Oak Harbor, WA: Logos, 1997, Book V. Chapter XVI. The Circumstances Related of Montanus and His False Prophets). Muitos que presenciaram tais manifestações declaravam que seus membros estavam possuídos pelo demônio. Vários fies da Ásia se reuniram para debater tais acontecimentos, resolveram que essa forma de fé e comportamento era herético e todos os membros do montanismo foram expulsos da igreja oficial.

A queda do montanismo foi justamente pelo o que estava mais ligado a esse grupo, suas profecias. Eles profetizaram e declaravam a todos que cristo logo voltaria e que a “nova Jerusalém” iria ser estabelecida em Pepuza, na Frigia, pois a “antiga Jerusalém” foi abandonada por Deus por causa da incredulidade dos judeus a cristo. Sua profecia falhou, com isso causou muitos problemas, pois muitas pessoas tinham se preparado para tal, com isso começou a queda do montanismo, perderam muitos membros e desapareceu totalmente no século 6.

Referencia:
Wilkipedia e Livros Seitas e Herisias - CPAD