.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Marcionismo - Heresia

Marcionismo - Seus erros e contribuições


Introdução

1.0 Conhecendo a história da igreja
1.1 origem da igreja
2.0 Marcionismo
3.0 Doutrinas marcionitas
4.0 Contribuições
4.1 Credo
4.2 Cânon
4.3 Unidade da Igreja
Conclusão
Bibliografia


Introdução


A História tem sido um grande instrumento de ajuda para os lideres da Igreja moderna, principalmente no tocante a questão das heresias e dos erros teológicos, pois os apologistas de hoje podem aprender com os erros e acertos dos apologistas do passado, e assim resolverem da melhor forma as questões que se lhes apresentam.


O presente trabalho aborda um movimento herético nos idos do II século d.C, tendo como seu líder e fundador Marcion ou em outra grafia Marcião, o movimento ficou conhecido como Marcionismo e chegou a ameaçar o Cristianismo ortodoxo, com a emancipação de suas idéias contrárias a teologia cristã. O Marcionismo é aqui apresentado como movimento que muito prejudicou a Igreja Antiga, com suas doutrinas errôneas e seu anti judaísmo, e ainda é analisado também o seu aspecto positivo, o que levou a igreja de então a se mobilizar e a organizar o seu credo e fortalecer sua unidade em torno de um chefe maior no caso o Papa, e ainda a agilizar o processo de canonização das Sagradas Escrituras do Novo Testamento.

1.0 Conhecendo a história da igreja

Não podemos entender o contexto histórico do movimento de Marcião, sem primeiro voltarmos um pouco no tempo, mais precisamente aos primórdios da história do Cristianismo, onde poderemos observar o início da Igreja de Jesus Cristo, bem como o desenvolvimento dessa mesma Igreja até nos situarmos perante o movimento a ser estudado, no caso o Marcionismo na Igreja Antiga e suas contribuições.

1.1 Origem da Igreja.
Quanto a origem da Igreja encontramos várias divergências entre muitos autores de história do cristianismo, dado as diferentes interpretações de cada um. Alguns colocam sua origem quando do nascimento de nosso senhor Jesus Cristo, outros por sua vez, retrocedem um pouco e afirmam sua origem já na plenitude dos tempos, baseando essa assertiva nas declarações do Apóstolo Paulo, registradas na carta aos Galátas ?Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei Gl 4.4?. E ainda outros avançam um pouco e põem a origem da Igreja na responsabilidade dos Apóstolos, uma vez que o próprio Cristo não deixou nada escrito, cabendo assim aos Apóstolos através do Espírito Santo a responsabilidade da fundação e organização da Igreja de nosso senhor Jesus Cristo. ?Cristo é mais o fundador do que o fundamento da Igreja. Isto fica evidente pelo uso do tempo futuro que faz em Mateus 16.18, ao dizer: sobre esta pedra edificarei a minha igreja?¹ Assim a igreja desenvolveu-se no espírito missionário, mormente com o Apostolo Paulo suas viagens, onde fundou a igreja e consagrou vários presbíteros que ficaram pastoreando as recém fundadas igrejas. Com o Cristianismo em crescimento foram surgindo novos personagens, e uma vez que os apóstolos foram morrendo, alguns sofreram martírio, outros nada se sabe sobre suas mortes, ficando a direção da igreja para os chamados Pais Apostólicos como Clemente de Roma, Inácio, Policarpo, Papias, que continuaram as obras doa apóstolo.

A Igreja de Jesus sempre enfrentou problemas os mais diversos, mais dois destes, chamaram mais atenção aos lideres espirituais da época, que foram as perseguições e as heresias, podemos até chama-los de problemas externos e internos. Tendo que lutar para sobreviver ante as mais terríveis perseguições primeiro por parte dos Judeus, depois do Império Romano, ordenado por Imperadores cruéis e assassinos excêntrico e não bastasse isso ainda havia o problema com as heresias, do qual os Cristãos sinceros tinha que lutar, para assim levarem avante um Cristianismo puro e singular. Foi nesse contexto histórico que o marcionismo surgiu e que juntamente com tantos outros, causaram vários transtornos a Igreja de Cristo.

2.0 Marcionismo

Marcion ou Marcião era natural de Sinope, no ponto, Ásia Menor, junto ao Mar Negro, atualmente parte do território da Turquia, segundo relatos era filho de Cristãos, sendo inclusive seu pai um bispo, tendo sido expulso da congregação pelo próprio pai. Marcion deixou sua cidade natal em 138 d.c , com destino a Roma, onde tornou-se um influente Mestre Cristão, pois dominava perfeitamente a arte do convencimento, assim levando verdadeiras multidões a abraçarem suas doutrinas, sendo um homem de muitas posses, pois lucrara muito com seus negócios, não hesitou em oferecer uma grande quantidade de dinheiro para a igreja romana. Quando finalmente mostrou para o que realmente viera, em 144 d.C, fundou uma escola gnóstica que se opunha contra o cristianismo ortodoxo, foi afastado da Igreja e seu dinheiro devolvido ?Marcião veio de Sinope, no ponto, para Roma e ofereceu à igreja uma grande soma de dinheiro. Em 144 foi afastado por causa de seus ensinos, e seu dinheiro foi devolvido?².


Dessa forma Marcion se entregou a uma grande obra missionária, a fim de propagar suas idéias heréticas e fortalecer cada vez mais sua igreja, seus esforços foram recompensados pois esta igreja cresceu grandemente, tendo se organizado inclusive com Obreiros e Missionários que não hesitavam em propagar a nova fé dentro do território controlado pelo Império Romano, Mesopotâmia e Pérsia dando suas vidas para que a mensagem de Marcion chegasse nos lugares mais ermos, muitos destes Obreiros e Missionários foram tão fiéis a causa de Marcion, que chegaram inclusive ao martírio, não negando a sua fé sob hipótese alguma, eram perseguidos e não retaliavam, tinham ainda o seu próprio credo, Marcion foi uma pessoa altamente organizada, de pensamento positivo e futurista, pensava ele que a sua igreja seria uma igreja solida e que duraria quem sabe? Para sempre, seria a igreja verdadeira e que um dia encontraria com o seu Senhor nos ares. Ele foi um profundo pesquisar dos escritos do Apóstolos Paulo, daí tenha adquirido essa postura de um homem que pensava sempre positivo e que tinha promessa de Deus, Marcion com certeza se apossou dessas qualidades do apóstolo, pois ele se auto intitulou discípulo de Paulo e como tal seria o único capaz de interpretar o que Deus revelara ao seu servo. Pensando assim Marcion pôde se antecipar a Igreja Antiga no tocante a criação do seu credo, fato esse só realizado depois das heresias de Marcion.

No entanto devemos atentar, para o fato de que com certeza o próprio Apóstolo Paulo, se vivo fosse teria sido o mais ferrenho opositor deste seu discípulo, uma vez que elementos essenciais da fé cristã estavam sendo deturpados pelas falsas idéias de Marcion, não é a toa que Igreja Antiga não mediu esforços para combater esse movi mento herético nos primórdios de sua existência.

O que sabemos a respeito de Marcion devemos principalmente aos seus mais notórios oponentes como Tertuliano e Epifânio, sendo que o primeiro escreveu uma obra em cinco volumes intitulado: contra Marcião. Pelo que se sabe Marcion escreveu uma obra apologética sobre seus ensinamentos e sua pessoa, no entanto esta obra perdeu-se no tempo. Marcion fundou várias igrejas e como o Apóstolo Paulo sempre viajava visitando suas igrejas, procurando resolver problems, bem como fortalecer o movimento cada vez mais entre os fiéis. Marcion morreu no ano 160 d.C, tendo o seu movimento seguido em frente, persistindo sua igreja no Ocidente aí pelo século IV d.C, e no Oriente até o século VII d.C, quando desapareceu completamente. Marcion era do tipo inconformado com o que se lhe apresentava, não respeitava tradições, e se opunha à tudo que fosse originário do judaísmo.

Marcião não era do tipo que devia ser considerado respeitador de tradições. Antes valia o contrário a seu respeito. Marcião negou, por exemplo, a interpretação cristã do Antigo Testamento, a Bíblia da Igreja Antiga. O Javé dos judeus, dizia ele, é um deus imperfeito. A criação de Javé não é uma bênção, mas uma sem-vergonhice! Pois é uma asneira criar o ser humano para depois lançá-lo à perdição com a queda e, finalmente, levá-lo à salvação....Marcião considerou, ainda, o ato de gerar e de parir uma grande indecência de Deus. Referindo-se à localização da vagina, afirmou: ?Nascemos entre as fezes e a urina?(interfaeces et urinam nascimur).³

Marcion criou um verdadeiro repúdio ao judaísmo, bem como ao seu Deus, o qual ele chamava de demiurgo, e imperfeito, assim só aceitava a revelação de Jesus Cristo como sendo o Deus verdadeiro, pois sua mensagem é a do amor e misericórdia, enquanto que a mensagem do Deus do Antigo Testamento era de crueldade. Na verdade Marcion não soube compreender a revelação de Deus no Antigo Testamento e a revelação de Deus através do seu filho Jesus no Novo Testamento, cria ele que o deus do Antigo Testamento não era o Deus verdadeiro mais sim o deus do Antigo testamento que tinha encerrado a sua criação debaixo da lei, sendo ele um deus imperfeito, consequentemente este mundo criado por ele tinha que ter os seus problemas. Assim precisou o Deus verdadeiro se manifestar na pessoa de Jesus Cristo, aí sim este seria o Deus verdadeiro, amoroso e que usa de misericórdia para com as pessoas, e que veio trazer redenção a raça humana, mas o deus mau do Antigo Testamento, irado, com a aprovação da obra de Cristo, providenciou a sua crucificação, no entanto a pós a ressurreição Cristo aparece perante o deus mau ou demiurgo como Marcion chamava e resgatou a raça humana, tornando-se a cabeça de toda a humanidade.

3.0 Doutrinas Marcionitas

Marcion rejeitava peremptoriamente os escritos do Antigo Testamento, dessa forma cria ele ser o instrumento usado por Deus para fazer uma verdadeira limpeza nos escritos do Novo Testamento, os quais devido uma má interpretação da Igreja Antiga, estavam cheios de elementos judaizantes, assim desenvolveu o que podemos chamar de o primeiro cânon até hoje conhecido, o qual era composto de duas partes, que ele denominou de: O evangelho, essencialmente composto das partes que ele considerava como autenticas do Evangelho de Lucas e outra que ele chamou de O apóstolo, continha 10 cartas do Apóstolo Paulo.

Marcion não foi autor de nenhum evangelho, nem tão pouco em sua época foi escrito algum, o que conhecemos como O evangelho de Marcion, é na verdade uma forma modificada do Evangelho canônico de Lucas, adaptado a doutrina marcionita, com a retirada do que ele não aceitava e inclusão do que ele bem entendia e queria. Uma vez que Marcion negava completamente os Apóstolos de Cristo, chegando inclusive a chama-los de pseudo-apóstolos, alegando que todos foram infiéis, quando da prisão e morte de Jesus, não podia ele aceitar em hipótese alguma os demais evangelho, até porque todos os Apóstolos eram Judeus, por isso Deus levantou à Paulo que era o único e verdadeiro apóstolo de Cristo, para revelar a verdadeira essência de Deus através dos seus escritos, no entanto a Igreja também havia interpelado os escritos de Paulo e enxertado os elementos judaizantes, e mais uma vez Marcion entra na história para promover a limpeza também nas Epistolas Paulinas, tendo ele se auto nomeado como representante de Paulo, só ele poderia levar adiante a obra que o apóstolo teria começado, assim Marcion abriu várias Igrejas e passou a cuidar deles como Paulo fazia com todas as igrejas que abrira.

Marcion, cria que o cristianismo era uma nova revelação e não tinha nenhuma ligação com o judaísmo, pelo contrário o cristianismo surgiu para substituir o judaísmo, para ele Cristo não veio em carne, apenas parecia que tinha um corpo real, uma espécie de ilusão, aí podemos apreciar sua aproximação com o gnosticismo, pregava que o casamento era corrupto e recomendava uma vida asceta para os seus seguidores.

A vida cristã sincera, para Marcion, é melhor cumprida quando o indivíduo segue o ascetismo. Os homens enganam a si mesmos quando se tornam parte do mundo, esperando, ao mesmo tempo que possam derrotar as obras da carne. É recomendável não somente que o homem evite a sensualidade, mas também que evite o casamento, que inevitavelmente é corruptor.4

O Marcionismo também utilizava o batismo pelos mortos, que foi citado pelo Apóstolo Paulo em I Co 15.29, esta prática até onde se sabe através da história, foi observada pelos montanistas e os marcionitas, além de ser uma prática e importante doutrina dos mórmons.

4.0 Contribuições

O Marcionismo foi um movimento que forçou a Igreja Antiga a se movimentar em sua defesa, a fim de colocar o verdadeiro Cristianismo devolta ao seu devido lugar, essa seita herética, trouxe ainda que indiretamente três grandes contribuições para a Igreja, a saber apressou o processo de formação do cânon do Novo Testamento e credo ortodoxo e a organização da Igreja.

4.1 Credo

Os credos são muito importantes para a Igreja seja em que tempo for, na realidade credo é uma profissão de fé, um conjunto de idéias e opiniões que constituem os princípios de uma doutrina, assim o credo deve ser obedecido e guardado por todos aqueles que professam uma determinada fé.

O movimento marcionita ajudou indiretamente na formação desse credo, pois a Igreja sentindo-se ameaça pelo movimento, o combateu de pronto, porém necessitava de uma formação sólida para que nenhum outro movimento pudesse ameaçar novamente a sua fé, então foi confeccionado o primeiro credo ortodoxo no ano de 150 d.C, que ficou conhecido como credo batismal, tinha o seguinte teor:
Creio em Deus, o Pai, onipotente,
E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,
Nascido do Espírito Santo e da virgem Maria,
Que foi crucificado sob Pôncio Pilatos e sepultado,
Ressuscitou no terceiro dia de entre os mortos,
Subiu aos céus,
Está assentado à direita do Pai,
De onde virá para julgar vivos e mortos:
E no Espírito Santos, a santa Igreja, a remissão dos pecados, a ressurreição da carne.

Este foi o primeiro credo que a Igreja Antiga formulou logo após a investida de Marcion, com suas idéias heréticas, vindo a ser muito importante pois assim os Cristãos passaram a Ter a sua própria regra de fé e teologia.

4.2 Cânon

O Processo de canonização foi muito importante para a Igreja Antiga, uma vez que ela própria só tinha o Antigo Testamento legado do judaísmo, ela precisava de sua própria literatura. Não só o marcionismo como também as perseguições promovidas pelo Império Romano ajudaram a acelerar o processo de canonização das Escrituras do Novo Testamento, as perseguições contribuíram porque muitos cristãos eram mortos por terem rolos das Escrituras, e se eles morriam eram necessário que morressem por algo que fosse divinamente sagrado, o que não era o caso, já que a própria Igreja não tinha atentado para separar os livros inspirados dos livros espúrios. Assim o movimento marcionita surge também com suas idéias absurdas, ambas tiradas segundo o que Marcion bem quis e entendeu do Evangelho de Lucas e de dez das cartas do Apóstolo Paulo, nesse sentido o marcionismo contribuiu para acelerar a formação do cânon sagrado do Novo Testamento.


4.3 Unidade da Igreja


Diante não só da heresia de Marcion mais como também de várias outras e principalmente do gnosticismo a Igreja Antiga foi obrigada a se organizar sobre um só comando para que assim pudesse reagir melhor não só a estes ataques, mas também contra os ataques das perseguições, ficando unida ela jamais seria destruída. Pensando assim a Igreja cada vez mais crescia em torno do seu líder que mais tarde se chamaria Papa, que significa Papai, termo carinhoso para aquele que teria a obrigação de responder por todos os cristãos e ainda zelar pela fé verdadeira e pela pureza da Igreja, essa sem dúvida foi uma contribuição muito importante para Igreja Antiga, pois assim ela conseguiu sobreviver a vários ataques e sair vitoriosa.


Conclusão


O movimento Marcionita e tanto outros causaram um impacto muito grande na Igreja Antiga, pois até então a Igreja só tinha uma preocupação que eram as perseguições por parte do Império Romano. A partir daí foram surgindo movimentos de defesa tais como: Os Apologistas e Polemitas, que tão bem representaram a Igreja durante esta fase critica.


Assim concluímos que o Marcionismo, ainda que indiretamente, contribuiu para o fortalecimento do Cristianismo, tanto no seu seguimento literário, ou seja apressou o processo de canonização das Escrituras do Novo Testamento, quanto no seu seguimento físico, pois forçou a criação de credo da Igreja, como também sua unidade em torno de um só líder, o Papa, o que perduram até hoje como verdadeiro legal da Igreja Antiga para a Igreja da Modernidade.


BIBLIOGRAFIA

Enciclopédia Histórico-Teologica da Igreja Cristã, São Paulo, Sociedade Religiosa,1990. v.2

CAIRNS, Earle E. O cristianismo Através dos Séculos. Uma História da Igreja Cristã, São Paulo: Vida Nova,1995, p. 508.

DREHER, Martins N. A Igreja no Império Romano. Coleção História da Igreja v.1, RS: Sinodal, 2002, p 96

Enciclopédia de Bíblia e Teologia e Filosofia (M-O), São Paulo, Candeia,1991. v.4, p 652