.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Paulícianos

Os Paulícianos ou Paulacianos eram um grupo de Cristãos considerados hereges pelo Catolicismo que predominavam na Armênia, antiga Babilônia, Síria, Palestina, Monte Arará, Cordilheira do Touro e Antióquia no Séc. VI d.c no chamado Império Bizantino.

Diziam serem provindos dos Apóstolos e terem seu início a partir das pregações dos mesmos no primeiro século depois de Cristo. Porém faltam registros comprobatórios para tal afirmação, por isso foram detestados pelos Imperadores bizantinos que defendiam o catolicismo.

O Imperador Justiniano ao promulgar seu código a partir de 525 d.C, lelistou que o "rebatismo" ou "Anabatismo"(grego)era uma das duas heresias que deveriam ser punidas por morte, os Paulacianos tinham como apelido "Sabiam" que expressava o ato de batizarem por imersão e rebatizarem indivíduos provindos do catolicismo, pois rejeitavam a submissão à Igreja Romana, por isso eram tidos como "Anabatistas hereges".

Durante os séculos V e VI os hunos formaram parte de uma confederação que avançava para o território Armênio, muitos dos militares que protegiam as fronteiras Armênicas eram Paulacianos.

Em 668d.C iniciou-se uma grande perseguição aos Paulacianos que provocou a morte de um de seus grandes líderes chamado Constantino em 690 d.C,que foi morto apedrejado e seu sucessor queimado vivo. Durante o reinado do Imperador Leão III (660-740 d.C) foram favorecidos nos Balcãs Oceidentais pelo édito do Imperador contra as imagens, tendo proteções do prõprio filho de Leão III.

A Imperadora Teodósia no séc.IX (842-867 d.c) iniciou uma perseguição que matou 100.000 deles, pois eram acusados de Anabatismo e denominados Gnósticos e Maniqueísmo Dualistas, A Imperadora era defensora do culto com ícones (imagens), os Paulacianos porem negavam-se ao uso de imagens, rejeitavam cultos aos santos e culto a Maria.

Após as perseguições os então denominados hereges Paulacianos expandiram-se para os Balcãs oceidentais, dando a possível origem aos Bogomilos a segundo crêem alguns historiadores posteriormente originaram os Albigenses nos Alpes do sul da França ao se unirem com os "hereges" que lá residiam.

Nos registros do século XII no ano de 1.116 d.c, um grupo que se denominava Paulaciano desembarcou na Inglaterra, sendo então perseguido pelo Imperador Henrique II que ordenou que fossem ferreteados na testa e expulsos do território Inglês. Alguns teólogos e historiadores pertencentes à Igreja Batista afirmam que os Paulacianos eram os "Batistas antes da Reforma".

As ultimas fontes escritas encontradas sobre os Paulacianos foram no final do sec.XIX, um livro chamado "A Chave da Verdade" que provavelmente fora escrito por eles no sec VI d.C, o livro não evidencia ligações doutrinarias entre Paulacianos e Maniqueistas ou Gnósticos e contraria os arquivos das perseguições que afirmam acusações contra eles de Gnosticismo e Maniqueismo