.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Montanismo

Montano foi um homem que viveu na Frigia (Ásia Menor Romana, hoje Turquia), pelos anos 170 d.c. Ele se declarava guiado pelo espírito santo, no qual se dizia receber revelações, com ele ainda tinha duas profetizas Priscila e Maximila que se declaravam porta voz do espírito santo, alem delas existiam vários outros profetas e profetizas, todas alegando serem guiadas e possuir do espírito santo de Deus.

No oeste,entre de outros lideres montanistas estava Proclus, com quem o presbítero romano Gaius publicou um Debate. Esse grupo chefiado por Montano(daí o nome montanismo) dava ênfase nas novas profecias referente a perseguição dos cristãos, mas também ênfase em jejum, proibindo o recasamento mesmo no caso de um dos cônjuges ter morrido, e severa hostilidade a qualquer coisa que pudesse levar ao pecado.

Tertuliano foi o mais famoso membro dessa seita, no qual em seus escritos posteriores em “Praedestinatus” e em “De Ieiunio” dizia que nenhuma profecia nova tinha sido revelada por esse grupo, que o espírito santo apenas mandava mensagens para orientar e disciplinar a igreja. Mas em demais doutrinas, eles eram adeptos a maiorias das doutrinas cristã da época.

O montanismo era extremamente carismático, muito assemelhado ao movimento pentecostal dos dias de hoje, seus membros profetas entravam em grande êxtase, e suas profecias eram declaradas em êxtase, eles falavam em línguas estranhas, faziam profecias pessoais, declaravam mensagens de deus. Um relato da época mostra o quanto se assemelha ao pentecostalismo dos dias de hoje:
“ele ficou de lado, e de repente em um estado de frenesi e êxtase irracionalmente começou a balbuciar e pronunciar coisas estranhas, profetizando de um modo contrario aos costumes da igreja, transmitidos pela tradição, desde o inicio.” (Roberts, Alexander and Donaldson, James, Nicene and Post-Nicene Fathers, Second Series: Volume I, Oak Harbor, WA: Logos, 1997, Book V. Chapter XVI. The Circumstances Related of Montanus and His False Prophets). Muitos que presenciaram tais manifestações declaravam que seus membros estavam possuídos pelo demônio. Vários fies da Ásia se reuniram para debater tais acontecimentos, resolveram que essa forma de fé e comportamento era herético e todos os membros do montanismo foram expulsos da igreja oficial.

A queda do montanismo foi justamente pelo o que estava mais ligado a esse grupo, suas profecias. Eles profetizaram e declaravam a todos que cristo logo voltaria e que a “nova Jerusalém” iria ser estabelecida em Pepuza, na Frigia, pois a “antiga Jerusalém” foi abandonada por Deus por causa da incredulidade dos judeus a cristo. Sua profecia falhou, com isso causou muitos problemas, pois muitas pessoas tinham se preparado para tal, com isso começou a queda do montanismo, perderam muitos membros e desapareceu totalmente no século 6.

Referencia:
Wilkipedia e Livros Seitas e Herisias - CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários...